AULA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA AMBIENTAL: ESTUDO A PARTIR DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DO RELEVO
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.606Mots-clés :
Geografia Ambiental, Trabalho de Campo, Ensino de GeografiaRésumé
O estudo de geografia ambiental possibilita diversas abordagens, sendo importante levantar discussões de como aprimorar o ensino das temáticas ambientais. Nesta perspectiva este ensaio apresenta resultados de reflexões sobre a temática ambiental embasada em uma aula de campo. Antecedente a mesma o esboço teórico e metodológico se fizeram presente considerando reflexões sobre o relevo, a atividade em campo e o ensino da Geografia. Após quatro meses de pesquisa a disciplina Geografia Ambiental propiciou uma análise integrada da paisagem absorvendo elementos norteadores ora influenciando ora sendo influenciada pelas ações da sociedade, despertando um conteúdo interativo e dinâmico ao conhecimento geográfico.
Palavras-chave: Geografia Ambiental; Trabalho de Campo; Ensino de Geografia.
ABSTRACT
The study of environmental geography allows several approaches, and it is important to raise discussions about how to improve the teaching of environmental topics. In this perspective this essay presents results of reflections on the environmental theme based on a field class. Background the same the theoretical and methodological outline were made present considering reflections on the relief, the activity in the field and the teaching of Geography. After 4 months of research, the Environmental Geography course provided an integrated analysis of the landscape, absorbing the guiding elements of nature, influencing the influence of all the actions of society, awakening an interactive and dynamic content to geographic knowledge.
Keywords: Environmental Geography; Fieldwork; Geography Teaching
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