MAPEANDO ALGUNS ROTEIROS DE TRABALHO DE CAMPO EM SOBRAL (CE): UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Vanuzia Brito Lima
  • Lenilton Francisco de Assis
Palavras-chave: Trabalho de campo. Geografia. Ensino. Sobral.

Resumo

Este artigo associa uma breve reflexão sobre o papel do trabalho de campo no ensino de geografia à sugestão de seis roteiros para serem trabalhados na cidade de Sobral (CE). Defende-se nesta proposta um trabalho de campo bem planejado e contextualizado como uma alternativa á formação de alunos críticos e conhecedores do lugar e do mundo onde vivem.

Palavras- chave: Trabalho de campo. Geografia. Ensino. Sobral.

 

Resumen

Este artículo asocia una breve reflexión sobre el papel del trabajo de campo en la enseñanza de geografía a la sugerencia de seis guiones para que  sean trabajados en la ciudad de Sobral (CE). Se defiende en esta propuesta un trabajo de campo bien planeado y contextualiza  como una alternativa a la formación de alumnos críticos y conocedores del lugar y del mundo donde viven.

Palabras clave: trabajo de campo. Geografía. Enseñanza. Sobral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanuzia Brito Lima
É Bacharel e Licenciada em Geografia com Pós-Graduação em Desenvolvimento com Meio-Ambiente, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA. Exerce o magistério na rede pública e privada de ensino lecionando no ensino fundamental e médio. Conta, também com experiência docente no Ensino Superior pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Ensino; Geografia - Trabalho de Campo; Geografia Clima; Geografia Análise Ambiental.
Lenilton Francisco de Assis
Doutor em Geografia Humana pela USP, com Mestrado e Licenciatura pela UFPE. É Professor da Graduação e do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - Sobral/CE), onde também pesquisa, orienta e publica trabalhos sobre os seguintes temas: 1) Turismo e dinâmicas territoriais; 2) Ensino de Geografia e construção de recursos didáticos; 3) Setor Terciário e Rede Urbana Regional. É ainda Editor e Revisor de periódicos nacionais de Geografia.
Como Citar
LIMA, V. B.; ASSIS, L. F. DE. MAPEANDO ALGUNS ROTEIROS DE TRABALHO DE CAMPO EM SOBRAL (CE): UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 6, n. 1, 11.
Seção
Artigos