O ESPAÇO DA MEMÓRIA E A MEMÓRIAS DO ESPAÇO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VISÃO ESPACIAL NAS PESQUISAS SOCIAIS E HISTÓRICAS

  • Jörn Seemann URCA/ Cariri - Ce

Resumo

Apesar de um número considerável de publicações sobre a memória, sua relação com o espaço continua sendo um tema negligenciado nas ciências humanas. A Geografia pode dar uma contribuição valiosa para trabalhar com o espaço e a memória simultaneamente a partir de duas abordagens: o mapa como ponto de partida para lembrar acontecimentos do passado e a espacialização da memória através da elaboração de desenhos espaciais que podem servir como narrativas.

Palavras-chave: Geografia. Mapas. Memória. Pesquisa histórica.

 

Abstract

Despite the high number of publications to memory, its relationship white the space continues to be a neglected theme in the human sciences. Geography could give an importance contribution to this theme, using these two approaches to work the space and memory simultaneously:  the map, as a beginning point to recall events from the past and the spatialization of the memory, which  uses  spatial drawings as narratives of events.

Keywords: Geography. Maps. Memory. Historical research.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
SEEMANN, J. O ESPAÇO DA MEMÓRIA E A MEMÓRIAS DO ESPAÇO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VISÃO ESPACIAL NAS PESQUISAS SOCIAIS E HISTÓRICAS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 4, n. 1, 11.
Seção
Artigos