Foco e Escopo

A RCGS é uma revista acadêmica, sem fins lucrativos (não cobra taxas de publicação aos autores), que publica artigos científicos nas áreas de Geografia, Geociências e Ciências Humanas, em línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, promovendo o intercâmbio da ciência geográfica no Brasil e no mundo. Ela está associada aos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - Sobral/Ceará).

A partir de 2012, com a criação do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG-UVA), a RCGS foi inserida na plataforma SEER/OJS para agilizar o recebimento, a formatação e a circulação de artigos que passam a alcançar a escala mundial.

A sua periodicidade, a ampliação do Conselho Científico, criação do Conselho Editorial e obtenção de DOI surtiram resultados positivos, levando à ascensão da RCGS de B5 para B4 no QUALIS-PERIÓDICOS 2011 (CAPES) e B4 para B3 no QUALIS-PERIÓDICOS 2014 (CAPES).

O novo ISSN (2316-8056) oficializa a RCGS como periódico apenas eletrônico, de publicação quadrimestral que tem fluxo contínuo para recepção de trabalhos. Atualmente a RCGS está indexada às seguintes plataformas/bases de dados: Dialnet, Portal de Periódicos CAPES, Diadorim, SEER, Sumários.org e Lantindex.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido à RCGS, será avaliado por até dois conselheiros científicos, com base nos quais o Comitê Editorial o aceitará, rejeitará ou ainda, solicitará alterações. 
No caso de pareceres conflitantes, o encaminhará a um terceiro conselheiro ou avaliador externo que deverá dirimir as dúvidas sobre a propriedade ou impropriedade da publicação do artigo, tendo em conta tão somente a sua qualidade acadêmica.

Para assegurar a lisura da avaliação por pares em double blind review (em duplo-cega), deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, evitando revelar a autoria na nomeação dos arquivos.

Os artigos submetidos deverão ser inéditos. A critério da Comissão Editorial, serão aceitos trabalhos já publicados em periódicos estrangeiros, sujeitos à mesma avaliação de originais inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista onde o seu artigo foi originalmente publicado.

 

Princípios Éticos e de Melhores Práticas Editoriais

A Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) segue os princípios e práticas editoriais que preservam a confidencialidade de autores e avaliadores, adotando o procedimento double blind review (em duplo-cega), procede verificação de plágio, mantém a universalidade e imparcialidade nos encaminhamentos editoriais e atenta para as reclamações e demandas provindas tanto dos autores como dos avaliadores, assim como, permite o livre acesso aos artigos e a gratuidade da publicação, sem cobrança de taxas.

A RCGS adota o sistema Open Journal Systems (OJS) de publicações.

As responsabilidades dos editores, autores e avaliadores são explicitamente definidas nos itens Sobre a Revista, nas Diretrizes aos Autores e aos Avaliadores, respectivamente.

 

Periodicidade

Revista Quadrimestral, 3 volumes por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ISSN

ISSN: 2316-8056 (versão eletrônica)

ISSN: 1516-7712 (versão impressa - até 2011)

 

DOI

Prefixo DOI (Digital Object Identifier) registrado na Crossref: 10.35701

 

LOCKSS (Arquivamento)

O sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da revista, fornecendo serviços e tecnologias de código aberto para preservação digital segura, de alta confiança e resiliência. LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar os websites das mesmas por conteúdo recém-publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração (Fonte: https://www.lockss.org/).
O manifesto LOCKSS pode ser acessado pelo link: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/gateway/lockss

 

Histórico do periódico

A Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) foi criada em 1999 sob a responsabilidade do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE). Publica artigos nas áreas de Geografia, Geociências e Ciências Humanas, tendo lançado 9 volumes impressos até 2011.A RCGS foi a primeira revista acadêmica de Geografia do Ceará que retratava nas suas páginas o ímpeto de um grupo de professores que fundaram o curso de Geografia da UVA no segundo semestre de 1994. Desde o primeiro volume, a RCGS foi distribuída à comunidade geográfica nacional, com grande aceitação. Logo, seu Conselho Científico foi ampliado com a incorporação de professores-pesquisadores de várias universidades do País. A partir de 2008, a RCGS teve sua periodicidade corrigida e passou a ser publicada apenas em formato eletrônico. Hospedada no portal da UVA, seu escopo de circulação foi ampliado para o mundo, com a adesão de autores e avaliadores internacionais. O esforço e a persistência para manter este periódico em um curso de graduação de uma universidade estadual do sertão nordestino foram compensados, em 2012, com duas grandes conquistas: A aprovação do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG/UVA)A subida para B3 no ranking de avaliação do Qualis-CAPES 2013 Atualmente, a RCGS é o principal veículo para divulgação e intercâmbio das pesquisas realizadas no MAG/UVA. O novo ISSN (2316-8056) oficializa a RCGS como periódico eletrônico quadrimestral que tem fluxo contínuo para recebimentos de artigos. A revista adota a base disponibilizada pelo IBICT (SEER/OJS) para agilizar a submissão, editoração e publicação dos papers submetidos. A gradativa indexação a várias bases de dados e obtenção de DOI vêm elevando a qualidade, avaliação e a circulação da RCGS.

 

Estatística de Download e Interatividade

A RCGS possui estatística de download de seus artigos. O quantitativo de downloads para cada artigo é feito por meio de gráfico que se encontra após o Resumo, ao se clicar no título do artigo. Os cinco artigos com maior quantidade de downloads em cada mês são apresentados na coluna à direita da página inicial da revista.

Na referida coluna da página inicial, encontram-se também dois plugins que tornam a RCGS mais interativa: a Nuvem de Palavras-chave e Idiomas.

A Nuvem de Palavras-chave possibilita acessar artigos por meio de palavras que reportam ao tema/conteúdo desejado. O Conversor de Idiomas é um plugin que traduz toda a página inicial, incluindo os títulos dos artigos para o inglês, espanhol ou francês, promovendo maior alcance de intercâmbio internacional.