ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO: ESTUDO DE CASO EM NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.903Palavras-chave:
Geodiversidade., Geopatrimônio., Geoconservação., Território dos Carnaubais.Resumo
A geodiversidade abrange o conjunto dos elementos abióticos que formam o planeta Terra, correspondendo a variedade de aspectos geológicos, hidrológicos, geomorfológicos e do solo, dotados de valores, compondo o patrimônio da geodiversidade com identidade e fortes contribuições para o entendimento da dinâmica terrestre e o desenvolvimento das populações locais. A presente pesquisa teve como objetivo realizar o inventário, a caracterização geomorfológica e a quantificação do geopatrimônio no município Nossa Senhora de Nazaré, Piauí. A metodologia baseou-se em: (i) Levantamento e análise do referencial teórico; (ii) Trabalho de gabinete e (iii) Trabalho de campo com aplicação das fichas de inventariação com base na metodologia de Araújo (2021) e a quantificação conforme Pereira (2006); iv) Tabulação e caracterização dos locais de relevante interesse e avaliação quantitativa dos geomorfossítios e sítios da geodiversidade. Foram inventariados 04 locais de relevante interesse da geodiversidade (LRIG), a saber: LR01- Complexo Cânions do Rio Longá; LR02- Complexo do Riacho Vertentes; LR03- Açude Central e LR04- Lagoa da Panela. Os referidos locais inventariados foram descritos e analisados considerando seu caráter geomorfológico e avaliados considerando suas tipologias, conteúdos relevantes, valores, usos atuais, usos potenciais, e principais ameaças. Ressalta-se que os resultados indicam a necessidades de ações voltadas a gestão adequada do geopatrimônio inventariado de grande relevância para o território piauiense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Caroline CHAVES, Dra. Cláudia Maria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.