ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO: ESTUDO DE CASO EM NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, PIAUÍ

Autores

  • Ana Caroline Chaves Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.903

Palavras-chave:

Geodiversidade., Geopatrimônio., Geoconservação., Território dos Carnaubais.

Resumo

A geodiversidade abrange o conjunto dos elementos abióticos que formam o planeta Terra, correspondendo a variedade de aspectos geológicos, hidrológicos, geomorfológicos e do solo, dotados de valores, compondo o patrimônio da geodiversidade com identidade e fortes contribuições para o entendimento da dinâmica terrestre e o desenvolvimento das populações locais. A presente pesquisa teve como objetivo realizar o inventário, a caracterização geomorfológica e a quantificação do geopatrimônio no município Nossa Senhora de Nazaré, Piauí. A metodologia baseou-se em: (i) Levantamento e análise do referencial teórico; (ii) Trabalho de gabinete e (iii) Trabalho de campo com aplicação das fichas de inventariação com base na metodologia de Araújo (2021) e a quantificação conforme Pereira (2006); iv) Tabulação e caracterização dos locais de relevante interesse e avaliação quantitativa dos geomorfossítios e sítios da geodiversidade. Foram inventariados 04 locais de relevante interesse da geodiversidade (LRIG), a saber: LR01- Complexo Cânions do Rio Longá; LR02- Complexo do Riacho Vertentes; LR03- Açude Central e LR04- Lagoa da Panela. Os referidos locais inventariados foram descritos e analisados considerando seu caráter geomorfológico e avaliados considerando suas tipologias, conteúdos relevantes, valores, usos atuais, usos potenciais, e principais ameaças. Ressalta-se que os resultados indicam a necessidades de ações voltadas a gestão adequada do geopatrimônio inventariado de grande relevância para o território piauiense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Chaves, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Educação Básica da rede municipal de ensino de Nossa Senhora de Nazaré – PI.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É lider do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência na área de Geografia física, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Geografia Física (Geodiversidade, Geopatrimônio, Bacia hidrográfica, Desertificação, planejamento ambiental, problemática ambiental, dentre outros) e Ensino de Geografia Física.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

CHAVES, A. C.; AQUINO, C. M. S. de. ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO DO GEOPATRIMÔNIO: ESTUDO DE CASO EM NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, PIAUÍ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 1, p. 146–174, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.903. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/903. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos