O PRONERA COMO UMA POLITICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E A SUA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.955Mots-clés :
Pronera, Política Pública, Educação do CampoRésumé
O objetivo deste artigo é analisar o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) como política pública de Educação do Campo construída com os movimentos socias camponeses e as Universidades. Em seguida traz a experiência de um programa realizado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral/Ceará, que se deu através de um Curso de Segunda nas Áreas de Ciências Humanas e Sociais: (Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História); com o objetivo de habilitar professores e professoras e outros profissionais da educação com formação inicial em pedagogia ou em outra licenciatura que estivessem morando em áreas de Assentamentos de Reforma Agrária. Esta experiência nos levou a concluir que a Educação do Campo não é um ato isolado, mas coletivo e seu impacto social teve um grande alcance, não somente para os agricultores e agricultoras que fizeram os cursos, mas para os(as) jovens que moram nas áreas de Assentamento de Reforma Agrária pois, terão outras possibilidades de participar da criação de condições para permanência no campo com uma vida digna.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Aldiva Sales Diniz 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.