O PRONERA COMO UMA POLITICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E A SUA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.955Palavras-chave:
Pronera, Política Pública, Educação do CampoResumo
O objetivo deste artigo é analisar o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) como política pública de Educação do Campo construída com os movimentos socias camponeses e as Universidades. Em seguida traz a experiência de um programa realizado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral/Ceará, que se deu através de um Curso de Segunda nas Áreas de Ciências Humanas e Sociais: (Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História); com o objetivo de habilitar professores e professoras e outros profissionais da educação com formação inicial em pedagogia ou em outra licenciatura que estivessem morando em áreas de Assentamentos de Reforma Agrária. Esta experiência nos levou a concluir que a Educação do Campo não é um ato isolado, mas coletivo e seu impacto social teve um grande alcance, não somente para os agricultores e agricultoras que fizeram os cursos, mas para os(as) jovens que moram nas áreas de Assentamento de Reforma Agrária pois, terão outras possibilidades de participar da criação de condições para permanência no campo com uma vida digna.
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