A QUEBRA DO SISTEMA PRODUTIVO DO SEMI-ÁRIDO: O CASO DO ALGODÃO EM CARIRÉ (CE)

  • Maria Auxiliadora de Medeiros
  • Aldiva Sales Diniz
Palavras-chave: Geografia agrária. Algodão. Semiárido. Sistema Produtivo.

Resumo

Este artigo analisa a quebra do sistema produtivo do semiárido, tendo como estudo de caso o município de Cariré (Ceará, Brasil), onde o colapso da produção de algodão produziu uma crise econômica e um elevado índice de êxodo rural que resultaram no decréscimo da população nas últimas décadas e em mudanças significativas na reorganização do espaço deste pequeno município.

Palavras chave: Geografia agrária. Algodão. Semiárido. Sistema Produtivo.

 

Resumen

Este artículo analiza la quiebra del sistema productivo semiárido, teniendo como  estudio de caso el município de Carire (Ceará, Brasil), donde el colapso de algodón produjo una crisis económica y un elevado índice de éxodo rural que resultaron en la redución de la población en las últimas décadas y en cambios significativos en la reorganización del espacio de este pequeño municipio.

Palabras-clave: Geografía Agraria. Algodón. Semiárido. Sistema Productivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora de Medeiros
Possui graduação em GEOGRAFIA LICENCIATURA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003) e graduação em GEOGRAFIA BACHARELADO pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000), ESPECIALIZAÇÃO EM ÉTICA E SOCIEDADE pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005) e ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é Diretora na EEM DONA MARIETA CALS. Tem experiência na área de Ensino de Geografia.
Aldiva Sales Diniz
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1988), especialização em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regionaldo Rio Grande do Norte (1992), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), doutorado em Geograifa (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, assentamentos rurais, reforma agrária, território, ensino de geografia e educação do campo.
Como Citar
MEDEIROS, M. A. DE; DINIZ, A. S. A QUEBRA DO SISTEMA PRODUTIVO DO SEMI-ÁRIDO: O CASO DO ALGODÃO EM CARIRÉ (CE). Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 6, n. 1, 11.
Seção
Artigos