USO E FLUIDEZ DO TERRITÓRIO: DINÂMICAS DAS FEIRAS NO PERÍODO DA GLOBALIZAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.839Mots-clés :
Espaço geográfico, Uso do território, Feira, Comércio, ConsumoRésumé
A noção de feira, pertence ao vocabulário humano desde a antiguidade, ganha novos sentidos no atual período histórico, das tecnologias e da globalização. Nesse sentido, buscamos analisar geograficamente os usos do território apoiado nas dinâmicas que perpassam e definem o circuito inferior da economia urbana, tendo como ponto de observação os circuitos das feiras que ocorrem semanalmente na região norte do Ceará, visto a partir do distrito de Aprazível na cidade de Sobral. A referida feira, objeto dessa pesquisa, se caracteriza pelo predomínio da oferta de produtos industrializados e de confecções, haja vista que esse tipo de comércio vem se expandindo pelo interior do Nordeste, trazendo impactos socioespaciais decorrentes do seu crescimento da ampliação de novos cenários desse tipo de mercado. Para Santos (2004), a definição de cada circuito se define por um conjunto de atividades realizadas em certo contexto, que liga a população a este, essencialmente pela atividade e pelo consumo, podendo se perceber que a diferença fundamental se dá pela tecnologia e organização. Busca-se compreender como se caracteriza esse circuito hoje e como o mesmo se relaciona com as variáveis do período atual usando o território do desses lugares como abrigo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.