O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: REFLEXÕES E PROPOSTAS

  • Wellington Galvão Alves UVA/CE
  • Sandra Maria Fontenele Magalhães uva/ce
Palavras-chave: Geografia. Ensino de Geografia. Educação do Campo. Assentamento.

Resumo

O projeto de educação do campo resulta da luta dos trabalhadores rurais pela reforma agrária. A educação do campo busca a quebra de antigos paradigmas da educação para a zona rural, caracterizada por metodologias não adequadas à população do campo e voltadas aos interesses capitalistas. O ensino de Geografia nas escolas do campo objetiva resgatar e cultivar a identidade do homem do campo, possibilitando-lhe uma melhor compreensão do lugar e do mundo onde vive. Portanto, essa pesquisa analisa as contribuições do ensino de Geografia para a educação do campo, apresentando, ao final, algumas propostas de atividades.

Palavras-chave: Geografia. Ensino de Geografia. Educação do Campo. Assentamento.

 

Abstract

The project of the field education results of the fight of  peasants for agrarian reform. Field education seeks to break the old paradigms of education to rural areas, characterized by  methodologies not adjusted to the population of the field and directed to the capitalist interests. The Geography teaching in the field schools objectives to rescue and to cultivate the  identity of a man's field, offering a better understanding of the place and the world where he lives. Therefore, this research examines the contributions of the Geography teaching to field education, showing some proposals for activities in the end.

Keywords: Geography. Geography Teaching. Agrarian Reform.  Settlement.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Galvão Alves, UVA/CE
possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007) . 22/12/2008
Sandra Maria Fontenele Magalhães, uva/ce
Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1994) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais, ensino de geografia, Educação do campo e formação de professor.
Como Citar
ALVES, W. G.; MAGALHÃES, S. M. F. O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: REFLEXÕES E PROPOSTAS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 10, n. 1, 11.
Seção
Artigos