AS BASES PARA A TERRITORIALIZAÇÃO DO SUS E O PAPEL RESERVADO A SOBRAL EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.701Palavras-chave:
COVID-19. Sistema Único de Saúde. Sobral.Resumo
No momento em que o mundo vive o drama da pandemia do COVID-19, vai se revelando a relevância do Sistema de Saúde Público, que tem se mostrado como o meio mais eficiente para o combate ao vírus e atendimento as vítimas. No Brasil muitos dos críticos ao modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), tornam-se defensores do mesmo. Nesse contexto, nossa reflexão visa analisar as bases que referenciam a distribuição dos serviços de saúde pelo território e como essa distribuição vem se conformando no espaço regional comandado por Sobral, cidade localizada no noroeste cearense do Nordeste do Brasil e que juntamente com mais quatros polos formam as cinco macrorregiões de saúde do Ceará. As análises realizadas a partir de Sobral nos permitem inferir que a territorialização do SUS, mesmo com algumas ausências tem sido fundamental no combate a difusão do novo Coronavírus e socorro aos pacientes, a relevância ocorrendo desde os Centros de Saúde da Família (CSF) aos Centros de Saúde de maior complexidade, a exemplo de Sobral, que conta também com uma gestão pública municipal mas austera no enfrentamento a pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.