O MURAL DA GLOBALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA BASEADA EM MILTON SANTOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1085Palavras-chave:
Globalização, Contra racionalidade, Ensino de GeografiaResumo
A globalização, fenômeno que, para alguns teóricos, teve início no período mercantilista, ganhou novos elementos a partir da segunda metade do século XX, com a consolidação da evolução dos meios comunicacionais e dos transportes. Esses avanços proporcionaram a aproximação de lugares territorialmente distantes e as trocas culturais, econômicas sociais e um maior fluxo de pessoas e mercadorias ao redor do planeta. Nesse contexto, a educação e o ensino de Geografia foram igualmente afetados, e a este último coube o papel de deflagar a globalização e o mundo contemporâneo em suas diferentes facetas. Para tanto, este trabalho propõe a ideia de contra racionalidade, com o intuito de suscitar novas contribuições ao ensino de Geografia e às metodologias ativas, que passaram a pautar as ações educacionais com maior pujança na atualidade. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia para o ensino de Geografia que busca discutir a globalização sob a visão do Professor Milton Santos, por meio dos conceitos de fábula, perversidade e possibilidade, discutidos pelo autor no livro “Por uma outra globalização”. A proposta consiste na construção, em sala de aula, de um mural de notícias que represente essas facetas da globalização, com o intuito de construir uma proposta contra racional para o ensino de Geografia. Para tanto, recorreu-se ao levantamento de notícias que abordassem os assuntos pretendidos, à impressão dessas notícias e à construção do mural com as turmas de 3º ano da EEM Júlia Catunda na cidade de Santa Quitéria-CE durante os anos de 2022, 2023 e 2024. No que concerne ao artigo de maneira mais estrita, a primeira etapa consistiu em levantamento bibliográfico em artigos científicos e livros para construção do referencial teórico e dos registros fotográficos das aulas, para dar suporte documental à tessitura deste texto.
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