ACESSO E PERMANÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA BREVE INTRODUÇÃO

Autores

  • Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0003-0764-3829
  • Pedro Henrique Bezerra de Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ênio Nércio de Lima Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1057

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas públicas, Políticas públicas. Lei de Cotas Raciais, População Negra

Resumo

A educação superior no Brasil teve mudanças significativas, tanto na expansão para áreas interioranas do território nacional como pela criação de ações afirmativas, com políticas de cotas. O objetivo deste estudo é analisar o acesso da população negra a Educação Superior no país após a implementação da Lei de Cotas Raciais, destacando os municípios que oferecem instituições com esse nível de ensino. Assim, utilizou-se trabalhos basilares para as discussões pretendidas com finalidade de retratar os contextos sociais aos quais a população negra esteve e está submetida. Foram usados dados secundários do Censo Demográfico sobre a distribuição da população conforme a raça de estudantes matriculados e concluintes em cursos superiores e das Unidades da Federação. As políticas públicas educacionais possibilitam maior inserção da população negra nas instituições de ES, muito embora o acesso da população negra na Educação Superior ainda seja reduzido, comparada à população branca, e persistam desafios de permanência desses estudantes nas Instituições de Educação Superior, possibilitando mudanças no cenário existente nessas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais na área de Gestão de Políticas Públicas e Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Pedro Henrique Bezerra de Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais, Instituto de Políticas Públicas - IPP, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ênio Nércio de Lima Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrando em Educação profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - PPGEP/IFRN.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

ALMEIDA, R. E. de S.; FARIAS, P. H. B. de; SILVA, Ênio N. de L. ACESSO E PERMANÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA BREVE INTRODUÇÃO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 70–87, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1057. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1057. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)