ACESSO E PERMANÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA BREVE INTRODUÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1057Mots-clés :
Educação Superior, Políticas públicas, Políticas públicas. Lei de Cotas Raciais, População NegraRésumé
A educação superior no Brasil teve mudanças significativas, tanto na expansão para áreas interioranas do território nacional como pela criação de ações afirmativas, com políticas de cotas. O objetivo deste estudo é analisar o acesso da população negra a Educação Superior no país após a implementação da Lei de Cotas Raciais, destacando os municípios que oferecem instituições com esse nível de ensino. Assim, utilizou-se trabalhos basilares para as discussões pretendidas com finalidade de retratar os contextos sociais aos quais a população negra esteve e está submetida. Foram usados dados secundários do Censo Demográfico sobre a distribuição da população conforme a raça de estudantes matriculados e concluintes em cursos superiores e das Unidades da Federação. As políticas públicas educacionais possibilitam maior inserção da população negra nas instituições de ES, muito embora o acesso da população negra na Educação Superior ainda seja reduzido, comparada à população branca, e persistam desafios de permanência desses estudantes nas Instituições de Educação Superior, possibilitando mudanças no cenário existente nessas instituições.
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(c) Tous droits réservés Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Pedro Henrique Bezerra de Farias, Ênio Nércio de Lima Silva 2025

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