A CONDIÇÃO DE MOSSORÓ-RN COMO CIDADE MÉDIA EM SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.774Palavras-chave:
Cidades médias, Desenvolvimento regional, MossoróResumo
As cidades médias vêm apresentando importante desenvolvimento regional fora das regiões metropolitanas e agregando valor econômico e social na área que ocupa. Assim, essas cidades desempenham papel importante na rede urbana nacional e regional. Mossoró no Rio Grande do Norte compõe esse quadro de cidades que vem ganhando destaque considerável nos estudos sobre cidade média e sua condição urbano e regional. O objetivo do presente trabalho é analisar a condição de Mossoró como cidade média no interior do estado e suas funções urbanas desempenhadas por ela no contexto urbano e regional. Para isso, foram realizadas leituras de artigos, dissertações e livros que auxiliaram na sua compreensão. Também foi feito o uso da pesquisa das Regiões de Influência das Cidades (REGIC) como forma de identificar a área de influência da cidade. Destarte, Mossoró consegue atrair um quantitativo importante de pessoas para o comércio (varejo e atacarejo) local, serviços de saúde, serviços bancários, turismo, trabalho e ensino superior. Além de ser beneficiada com a dinâmica de capitais, sendo uma realidade construída durante anos, resultando na sua condição de cidade média nos dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Ademir Araújo da Costa, Héllen Jamilly Benevides, Erik Albino de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.