USO E COBERTURA DO PARQUE DO RIO BRANCO, BOA VISTA - RR (2010-2023)
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v28.1130Mots-clés :
Parque urbano, Uso e cobertura, PaisagemRésumé
O presente artigo apresenta as modificações que ocorreram na área do Parque do Rio Branco (PRB) localizado no bairro São Vicente na zona sul da cidade de Boa Vista-RR que foram decorrentes das ações antrópicas e temporais na área. As alterações são analisadas através dos mapas de uso e cobertura no interstício de 2010 até 2023 e partir deste viés foi possível descrever as alterações que ocorreram nos elementos que compõem a área em consonância com o Solo, Geomorfologia, Vegetação e Hidrografia que também influenciam no micro-clima. A metodologia tem como base apresentar a fisiografia do estado de Roraima e enfocar na fisiografia do Parque do Rio Branco através de levantamento de informações de dados primários e dados secundários obtidos em órgãos oficiais (IBGE, MMA) que contribuíram na fundamentação da coleta de dados e definem a metodologia em análise integrativa da paisagem. Com base nas coletas de dados, foram elaborados e analisados mapas de uso e cobertura da área do parque nos períodos de 2010-2018-2023 informando as alterações que ocorreram antes, durante e depois da implementação do mesmo, sendo também apresentados dados com o auxílio dos gráficos em hectares e porcentagens.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dalto Alves dos Santos, Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior 2026

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104