FOCOS DE CALOR E EL NIÑO: IMPLICAÇÕES NO ESTADO DE RORAIMA – BRASIL

Autores

  • Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Marcos de Lima Gomes Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Victor Viriato Maia Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.929

Palavras-chave:

Incêndio, Formação vegetal, Prevenção, Roraima

Resumo

Localizado na porção setentrional da Amazônia, o estado de Roraima apresenta características de formação vegetal (savana) e práticas sociais (agricultura) que associadas a eventos climáticos de seca e estiagem corroboram à gênese de focos de calor. Assim, tem-se como objetivos (i) identificar as incidências de focos de calor, (ii) entender a relação do El Niño com estas incidências e (iii) elencar as ações de combate aos focos de calor. Como metodologia foi adotado o método estatístico de estimação de curvas de densidades (método de Kernel), por meio do software ArcGis versão 10.3, o qual permitiu espacializar os focos de calor no estado de Roraima. Por meio deste produto foi possível elencar as variáveis fortemente ligadas à gênese dos focos de calor e também formas de atuação mais efetivas em seu combate, com participação efetiva do poder público e da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Geógrafo (Lic./Bach) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em Educação para a Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA-UFPA), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PRONAT) pela UFRR e professor auxiliar do Departamento de Geografia da UFRR.

Marcos de Lima Gomes, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduado em Licenciatura em Geografia e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Victor Viriato Maia, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduado em Geografia bacharelado e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

ARAÚJO JÚNIOR, A. C. R.; GOMES, M. de L.; MAIA, V. V. FOCOS DE CALOR E EL NIÑO: IMPLICAÇÕES NO ESTADO DE RORAIMA – BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 1, p. 123–145, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.929. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/929. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos