FOCOS DE CALOR E EL NIÑO: IMPLICAÇÕES NO ESTADO DE RORAIMA – BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.929Palavras-chave:
Incêndio, Formação vegetal, Prevenção, RoraimaResumo
Localizado na porção setentrional da Amazônia, o estado de Roraima apresenta características de formação vegetal (savana) e práticas sociais (agricultura) que associadas a eventos climáticos de seca e estiagem corroboram à gênese de focos de calor. Assim, tem-se como objetivos (i) identificar as incidências de focos de calor, (ii) entender a relação do El Niño com estas incidências e (iii) elencar as ações de combate aos focos de calor. Como metodologia foi adotado o método estatístico de estimação de curvas de densidades (método de Kernel), por meio do software ArcGis versão 10.3, o qual permitiu espacializar os focos de calor no estado de Roraima. Por meio deste produto foi possível elencar as variáveis fortemente ligadas à gênese dos focos de calor e também formas de atuação mais efetivas em seu combate, com participação efetiva do poder público e da sociedade civil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, Marcos de Lima Gomes, Victor Viriato Maia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.