DAS ÁGUAS TRANSPOSTAS ÀS ÁGUAS DISPOSTAS: UMA ANÁLISE DA IM-PLANTAÇÃO DO CANAL DA INTEGRAÇÃO (CE)

  • Cíntia dos Santos Lins Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Palavras-chave: Água. Gestão da água. Acesso à água. Canal da In-tegração

Resumo

Esse artigo tem como objetivo principal levantar alguns aspectos para a discussão acerca dos impactos socioespaciais advindos do modelo de gerenciamento dos recursos hídricos adotado no estado do Ceará pelo viés do Canal da Integração. A pesquisa bibliográfica, a coleta de dados estatísticos e os trabalhos de campo constituiram-se importantes instrumentos metodológicos para entendermos os reais objetivos dessa obra, bem como suas consequências para a população rural atingida. O Canal da Integração é constituído de um complexo sistema de engenharia (açudes, barragens, canais e adutoras) de aproximadamente 255 km e tem como finalidade transpor as águas do rio Jaguaribe para a abastecer a região metro-politana de Fortaleza, bem como o Complexo Industrial e Portuário do Pecém e as manchas de solos agricultáveis cortadas por ele. A obra encontra-se em fase de conclusão, mas seus impactos já po-dem ser claramente observados, sendo que o principal deles diz res-peito à dificuldade de acesso à água por parte da população atingida pelo canal.

Palavras-chave: Água. Gestão da água. Acesso à água. Canal da Integração

 

Abstract

This article aims to raise some aspects for the quarrel concerning the happened socioespaciais impacts of the model of management of the water resources adopted in the State of Ceará for the bias of the Canal of the Integration. The bibliographical research, collection of statistical data and the works of field, had consisted important metodologics instruments to understand reals objective of this workmanship, as well as its impacts for the reached agricultural population. The Integration Canal consists of a complex system of engineering (dams, barrages, canals and expositories) of approximately 255km and has as goal to transpose waters of the river Jaguaribe for supplying the Fortaleza Metropolitan Region, as well as the Industrial and Port Complex Pecém and the agricultáveis ground spots cut by it. The work meets in conclusion phase, but its impacts can already clearly be observed, being the main one of them says respect to the difficulty of access to the water on the part of the population affected by the Canal.

Key-words: Water. Water management. Access to water. Integration channel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia dos Santos Lins, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e mestrado em Mestrado Em Geografia - Mestrado Acadêmico Em Geografia (2008). Concluiu especialização em docência do Ensino Superior pela Faculdade Evolução em 2013. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Herois do Jenipapo e professora do Programa Nacional de Formação de Professores do Governo Federal (PARFOR). Coordenou o curso de geografia da uespi de maio de 2012 a janeiro de 2015 e o curso de Geografia do Programa Nacional de Formação de Professores de setembro de 2012 a janeiro de 2014. Coordenou o Programade Iniciação a Docência (PIBID) - Geografia de março de 2014 a janeiro de 2015. Atua nas áreas associadas ao ensino de geografia, metodologia do trabalho científico, estágio supervisionado, espaço agrário, fomação de professores, Geografia Urbana, Planejamento urbano. Atualmente é doutoranda em Geografia na Universidade de Brasília, orientada pela professora Dra. Cristina Costa Leite. Atuou junto à Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará na elaboração de relatórios técnicos sobre os impactos da construção de barragens no Estado do Ceará entre os anos de 2003 e 2005. Atuou junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário SDA-Ceará, na elaboração de relatórios técnicos e na elaboração de Planos de Desenvolvimentos de Assentamentos do Estado do Ceará no ano de 2008.

Publicado
2012-10-31
Como Citar
LINS, C. DOS S. DAS ÁGUAS TRANSPOSTAS ÀS ÁGUAS DISPOSTAS: UMA ANÁLISE DA IM-PLANTAÇÃO DO CANAL DA INTEGRAÇÃO (CE). Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 13, n. 1, 31 out. 2012.
Seção
Artigos