EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DA PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIA POR ESTAQUIA, REALIZADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.986Resumo
A prática de campo no ensino de Geografia desempenha papel importante na expansão da consciência humana sobre os problemas ambientais, evidenciando a sua importância para o alunado no contexto da escola, mas, sobretudo da vida. O presente trabalho analisa os resultados da pesquisa desenvolvida por alunos da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa-EEPRSC que culminou com a produção de mudas de buganvília por estaquia. Participaram 45 discentes, tendo como ponto de partida as discussões teóricas sobre arborização urbana e qualidade de vida nas aulas de geografia. Em abril de 2020, na fase campo, 50 estacas foram acondicionadas em embalagens plásticas de 30 x 12 cm, contendo areia, barro e esterco. A viabilidade foi de 72%. O trabalho alcançou a meta de encontrar uma estratégia para produção de mudas do vegetal e a confecção de um protocolo para uso público. Na zona urbana do município, antes da pesquisa, foram registradas 14 plantas. Dois anos depois, 150. A secretaria de meio ambiente, com acesso ao protocolo, até o ano de 2023, cerca de 400 mudas foram produzidas, para doação à população. Os alunos envolvidos, aprenderam importantes fundamentos usados numa pesquisa científica, incluindo a implantação do experimento, avaliação dos resultados, apresentação à comunidade escolar e para estudantes universitários
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Josimar Araújo de Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.