EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DA PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIA POR ESTAQUIA, REALIZADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN

Auteurs

  • Josimar Araújo de Medeiros Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (RN)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.986

Résumé

A prática de campo no ensino de Geografia desempenha papel importante na expansão da consciência humana sobre os problemas ambientais, evidenciando a sua importância para o alunado no contexto da escola, mas, sobretudo da vida. O presente trabalho analisa os resultados da pesquisa desenvolvida por alunos da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa-EEPRSC que culminou com a produção de mudas de buganvília por estaquia. Participaram 45 discentes, tendo como ponto de partida as discussões teóricas sobre arborização urbana e qualidade de vida nas aulas de geografia. Em abril de 2020, na fase campo, 50 estacas foram acondicionadas em embalagens plásticas de 30 x 12 cm, contendo areia, barro e esterco. A viabilidade foi de 72%. O trabalho alcançou a meta de encontrar uma estratégia para produção de mudas do vegetal e a confecção de um protocolo para uso público.  Na zona urbana do município, antes da pesquisa, foram registradas 14 plantas. Dois anos depois, 150. A secretaria de meio ambiente, com acesso ao protocolo, até o ano de 2023, cerca de 400 mudas foram produzidas, para doação à população. Os alunos envolvidos, aprenderam importantes fundamentos usados numa pesquisa científica, incluindo a implantação do experimento, avaliação dos resultados, apresentação à comunidade escolar e para estudantes universitários

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Josimar Araújo de Medeiros, Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (RN)

Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (RN). Professor Colaborador Voluntário-PCV do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Téléchargements

Publiée

2024-11-07

Comment citer

MEDEIROS, J. A. de. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DA PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIA POR ESTAQUIA, REALIZADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 278–295, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.986. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/986. Acesso em: 2 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos