EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BATOQUE, EM AQUIRAZ/CE: O PROJETO “TERRITÓRIO E SABERES”, COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO

Autores

  • Kayro Rocha Galdino Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Tereza Sandra Loiola Vasconcelos Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Luiz Cruz Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v28.1094

Palavras-chave:

Território, Ensino de Geografia, Resex do Batoque

Resumo

O texto apresenta o Projeto "Território e Saberes", desenvolvido na disciplina de Geografia, com as turmas de 8º e 9º, anos finais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Batoque, localizada na Reserva Extrativista (RESEX) da Praia do Batoque, no munícipio de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Ceará. As atividades foram realizadas ao longo do segundo semestre do ano de 2022, com o apoio do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Durante esse período, o autor principal do texto esteve como professor das turmas, portanto o artigo também apresenta as experiências do mesmo. O intuito do projeto foi valorizar a história da comunidade onde a escola está inserida num momento expressivo e simbólico: o aniversário de criação da Resex do Batoque. Diante das vivências realizadas, pode-se identificar como o ensino de Geografia pode contribuir com o território e vice-versa, por meio dos(as) estudantes e das interações propostas. Os procedimentos metodológicos se deram na execução do projeto em 2022, incluindo as interações com os(as) estudantes, aulas de campo e registros fotográficos, posteriormente, no levantamento bibliográfico apontou-se o diálogo com os(as) autores(as) e socialização dos resultados por meio da escrita. Portanto, o ensino de Geografia na EMEF de Batoque por meio das possibilidades de ensino pode fortalecer a relação com o território e apontar caminhos para o surgimento de novas lideranças na luta e articulação da Resex do Batoque. Neste sentido, a escola possui forte relação na resex ao sediar eventos da própria escola, órgãos e instituições, assumindo uma centralidade da articulação política na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kayro Rocha Galdino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Luiz Cruz Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor emérito da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Downloads

Publicado

2026-02-10

Como Citar

GALDINO, K. R.; VASCONCELOS, T. S. L.; LIMA, L. C. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BATOQUE, EM AQUIRAZ/CE: O PROJETO “TERRITÓRIO E SABERES”, COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 28, n. 1, p. 27–45, 2026. DOI: 10.35701/rcgs.v28.1094. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1094. Acesso em: 13 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos