INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO PEDOLÓGICO DE NOVA OLINDA (RMCARIRI, CEARÁ)
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1033Mots-clés :
Geodiversidade, Pedologia, Geoconservação, Pedossítios, ODS 15Résumé
O patrimônio pedológico diz respeito à diversidade e às características dos solos e seu papel vital na preservação da biodiversidade, na produção de alimentos, na redução dos efeitos das mudanças climáticas e na prevenção da erosão do solo. As estratégias de geoconservação devem proteger e dar atenção a esse patrimônio. Como parte de uma estratégia geoconservacionista, esta pesquisa teve como objetivo fazer um inventário dos solos no município de Nova Olinda, Ceará, selecionando seis pedossítios que representam a diversidade pedológica da área de estudo. O método qualitativo adotado incluiu levantamentos, trabalho de campo, pesquisas bibliográficas e cartográficas, bem como, o mapeamento dos pedossítios selecionados para compor o inventário. Seis pedossítios ao longo de um percurso de 25 km foram mapeados e avaliados qualitativamente por meio de uma ficha desenvolvida especificamente para esse estudo. Dessa forma, os pesquisadores acreditam que os solos de Nova Olinda têm potencial científico para novos estudos sobre o patrimônio pedológico e sua geoconservação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Francisco Ramon da Cunha Alcantara, Marcelo Martins de Moura-Fé, Ana Célia Maia Meireles, Rosagleyde da Silva Pereira 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.