Geomorphological cartography and environmental planning: challenges and potentials in the municipality of Jaguarari (BA)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1107Keywords:
Geomorfologia, Mapeamento, SemiáridoAbstract
A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas de relevo e suas configurações morfológicas, enquanto a Cartografia Geomorfológica destaca-se como instrumento fundamental para sua representação e análise frente à crescente ocupação dos ambientes naturais. Este trabalho tem como objetivo propor uma compartimentação geomorfológica para o município de Jaguarari (BA). Para alcançar esse objetivo, os procedimentos metodológicos foram estruturados em quatro etapas: (I) adaptação de diferentes propostas de mapeamento geomorfológico à área de estudo; (II) aplicação de técnicas de estereoscopia digital; (III) cálculo do Índice de Dissecação do Relevo; e (IV) interpretação e espacialização dos elementos geomorfológicos, utilizando georreferenciamento e integração de dados por meio do software QGIS. Os resultados evidenciaram a presença de três tipos principais de modelados: modelado de aplainamento; modelado de dissecação e ao modelado de acumulação, cada um associado a processos e formas específicas. Além disso, as atividades minerárias têm provocado alterações no relevo do município, criando novos compartimentos geomorfológicos, tais como: patamares em cava, colina residual e lagoa de rejeitos. Dessa forma, tal cenário sublinha a urgência de se implementar medidas de controle dos processos erosivos e mitigação da degradação ambiental, a fim de preservar o território municipal e a qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sirius Oliveira Souza, Matheus de Alencar Almeida

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104