CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA E PLANEJAMENTO AMBIENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI (BA)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1107Palavras-chave:
Geomorfologia, Mapeamento, SemiáridoResumo
A Geomorfologia é a ciência que estuda as formas de relevo e suas configurações morfológicas, enquanto a Cartografia Geomorfológica destaca-se como instrumento fundamental para sua representação e análise frente à crescente ocupação dos ambientes naturais. Este trabalho tem como objetivo propor uma compartimentação geomorfológica para o município de Jaguarari (BA). Para alcançar esse objetivo, os procedimentos metodológicos foram estruturados em quatro etapas: (I) adaptação de diferentes propostas de mapeamento geomorfológico à área de estudo; (II) aplicação de técnicas de estereoscopia digital; (III) cálculo do Índice de Dissecação do Relevo; e (IV) interpretação e espacialização dos elementos geomorfológicos, utilizando georreferenciamento e integração de dados por meio do software QGIS. Os resultados evidenciaram a presença de três tipos principais de modelados: modelado de aplainamento; modelado de dissecação e ao modelado de acumulação, cada um associado a processos e formas específicas. Além disso, as atividades minerárias têm provocado alterações no relevo do município, criando novos compartimentos geomorfológicos, tais como: patamares em cava, colina residual e lagoa de rejeitos. Dessa forma, tal cenário sublinha a urgência de se implementar medidas de controle dos processos erosivos e mitigação da degradação ambiental, a fim de preservar o território municipal e a qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sirius Oliveira Souza, Matheus de Alencar Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104