ANÁLISE DOS SISTEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DIRETA DO RIO MALCOZINHADO EM CASCAVEL/CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.907Palavras-chave:
Geoprocessamento, Mapeamento, Sistemas Ambientais, CascavelResumo
Em todo território cearense encontra-se diversas atividades de produção realizadas na superfície, destaca-se, o uso recreativo e turístico que existem nas diversas praias cearenses, mas com grande influências negativas para o meio ambiente da planície. Este trabalho objetivou analisar, mapear e classificar os sistemas ambientais existentes na área de influência direta da planície fluviomarinha do rio Malcozinhado no município de Cascavel/CE, Brasil. O município vem apresentando, nos últimos anos, um elevado crescimento turístico, justificando assim a necessidade de identificar as áreas ambientais mais vulneráveis ao adensamento populacional. Utilizando-se do uso do viés sistêmico e de produtos de sensoriamento remoto, geoprocessamento, dados cartográficos e trabalho de campo. Desse modo, procedeu-se a caracterização geoambiental elaborando como resultado os mapas de geologia, geomorfologia e por fim dos sistemas ambientais da área de estudo, na escala 1:48.000, delimitado e definido quais são os sistemas ambientais presentes, entre eles estão a Planície fluviomarinha, lagunar e lacustre, as dunas móveis, tabuleiro pré-litoranêos e os terraços marinhos holocênicos. Com isso, é fundamental a atenção voltada para preservação das praias a fim de contribuir para uma conscientização mais sustentável e o entendimento da manutenção do meio ambiente, por isso, o estudo em questão é relevante para o entendimento da dinâmica funcional da área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lara Lima Lourenço, Maria Lúcia Brito da Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.