EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UM ESTUDO DE CASO DA PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE BUGANVÍLIA POR ESTAQUIA, REALIZADA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.986Resumo
A prática de campo no ensino de Geografia desempenha papel importante na expansão da consciência humana sobre os problemas ambientais, evidenciando a sua importância para o alunado no contexto da escola, mas, sobretudo da vida. O presente trabalho analisa os resultados da pesquisa desenvolvida por alunos da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa-EEPRSC que culminou com a produção de mudas de buganvília por estaquia. Participaram 45 discentes, tendo como ponto de partida as discussões teóricas sobre arborização urbana e qualidade de vida nas aulas de geografia. Em abril de 2020, na fase campo, 50 estacas foram acondicionadas em embalagens plásticas de 30 x 12 cm, contendo areia, barro e esterco. A viabilidade foi de 72%. O trabalho alcançou a meta de encontrar uma estratégia para produção de mudas do vegetal e a confecção de um protocolo para uso público. Na zona urbana do município, antes da pesquisa, foram registradas 14 plantas. Dois anos depois, 150. A secretaria de meio ambiente, com acesso ao protocolo, até o ano de 2023, cerca de 400 mudas foram produzidas, para doação à população. Os alunos envolvidos, aprenderam importantes fundamentos usados numa pesquisa científica, incluindo a implantação do experimento, avaliação dos resultados, apresentação à comunidade escolar e para estudantes universitários
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