REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Francisca Araújo Machado Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.960

Palavras-chave:

Educação do Campo, Política Pública, Camponês, Juventude

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o ensino de Geografia na Educação do Campo. Nessa perspectiva, buscamos apresentar as considerações de vários pesquisadores sobre o tema e ainda compreender como essas políticas de educação tão diferenciadas têm se relacionado com a política nacional de educação, considerando que o estado brasileiro tem apresentado muitas idas e vindas em sua construção democrática. Não esquecendo os avanços e retrocessos sofridos pela educação nacional com os quais os camponeses não foram inseridos como sujeitos, e sim como elementos importantes ao crescimento econômico, na perspectiva de superar os efeitos gerados pelas correlações de forças entre o capital e o campo. Os camponeses não tinham influência para com a economia de exportação, não conseguiam ser ouvidos em suas demandas específicas. Motivo pelo qual a população camponesa buscou se organizar e lutar por seus direitos. Direito a ter direito. Inclusive no que se refere à política pública de Educação que chega ao campo com o mesmo currículo da cidade e prepara a juventude que busca emprego para trabalhar no agronegócio, a Educação do Campo propõe formação para melhorar as condições de vida no campo e decisão política.

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Biografia do Autor

Francisca Araújo Machado, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Antonia Vanessa Silva Freire Moraes Ximenes, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Professora da Educação Básica na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

MACHADO, F. A.; XIMENES, A. V. S. F. M. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.960. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/960. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos