OS MAPAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS NO ESTUDO DOS FLUXOS POPULACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1099Palavras-chave:
Cartografia Escolar, Mapas, Fluxos Populacionais, Migração, Ensino de GeografiaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a linguagem cartográfica potencializa o ensino de Geografia. Para tanto, foi necessário discutir sobre a importância da Cartografia para a Educação Geográfica, assim como refletir sobre a contribuição dos mapas e gráficos para a compreensão dos fluxos populacionais no território brasileiro. Os meios de investigação compreenderam a pesquisa bibliográfica, apoiada em vários autores, que discutem sobre o ensino da Geografia e da Cartografia Escolar. Também houve a sistematização de uma pesquisa de campo numa escola da Rede Estadual de Educação de Goiás, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência de atividades didáticas que exploram a linguagem de mapas e gráficos para discutir sobre as questões migratórias no território brasileiro. É importante ressaltar que essa pesquisa foi direcionada por variáveis qualitativas, tendo como referencial metodológico a pesquisa participante, no qual realizamos a aplicação de atividades didáticas em duas turmas de 7º ano, e posteriormente, a verificação e análise da devolutiva das atividades realizadas pelos alunos. A partir da análise dessas atividades, avaliamos como positiva a aprendizagem dos alunos, foram capazes de discutir e problematizar as temáticas geográficas materializadas nos mapas e gráficos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aliny Ferreira Queiroz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104