OS MAPAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E ENCAMINHAMENTOS DIDÁTICOS NO ESTUDO DOS FLUXOS POPULACIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1099Mots-clés :
Cartografia Escolar, Mapas, Fluxos Populacionais, Migração, Ensino de GeografiaRésumé
A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma a linguagem cartográfica potencializa o ensino de Geografia. Para tanto, foi necessário discutir sobre a importância da Cartografia para a Educação Geográfica, assim como refletir sobre a contribuição dos mapas e gráficos para a compreensão dos fluxos populacionais no território brasileiro. Os meios de investigação compreenderam a pesquisa bibliográfica, apoiada em vários autores, que discutem sobre o ensino da Geografia e da Cartografia Escolar. Também houve a sistematização de uma pesquisa de campo numa escola da Rede Estadual de Educação de Goiás, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência de atividades didáticas que exploram a linguagem de mapas e gráficos para discutir sobre as questões migratórias no território brasileiro. É importante ressaltar que essa pesquisa foi direcionada por variáveis qualitativas, tendo como referencial metodológico a pesquisa participante, no qual realizamos a aplicação de atividades didáticas em duas turmas de 7º ano, e posteriormente, a verificação e análise da devolutiva das atividades realizadas pelos alunos. A partir da análise dessas atividades, avaliamos como positiva a aprendizagem dos alunos, foram capazes de discutir e problematizar as temáticas geográficas materializadas nos mapas e gráficos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Aliny Ferreira Queiroz 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104