EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BATOQUE, EM AQUIRAZ/CE: O PROJETO “TERRITÓRIO E SABERES”, COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v28.1094Mots-clés :
Território, Ensino de Geografia, Resex do BatoqueRésumé
O texto apresenta o Projeto "Território e Saberes", desenvolvido na disciplina de Geografia, com as turmas de 8º e 9º, anos finais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Batoque, localizada na Reserva Extrativista (RESEX) da Praia do Batoque, no munícipio de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no Ceará. As atividades foram realizadas ao longo do segundo semestre do ano de 2022, com o apoio do Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Durante esse período, o autor principal do texto esteve como professor das turmas, portanto o artigo também apresenta as experiências do mesmo. O intuito do projeto foi valorizar a história da comunidade onde a escola está inserida num momento expressivo e simbólico: o aniversário de criação da Resex do Batoque. Diante das vivências realizadas, pode-se identificar como o ensino de Geografia pode contribuir com o território e vice-versa, por meio dos(as) estudantes e das interações propostas. Os procedimentos metodológicos se deram na execução do projeto em 2022, incluindo as interações com os(as) estudantes, aulas de campo e registros fotográficos, posteriormente, no levantamento bibliográfico apontou-se o diálogo com os(as) autores(as) e socialização dos resultados por meio da escrita. Portanto, o ensino de Geografia na EMEF de Batoque por meio das possibilidades de ensino pode fortalecer a relação com o território e apontar caminhos para o surgimento de novas lideranças na luta e articulação da Resex do Batoque. Neste sentido, a escola possui forte relação na resex ao sediar eventos da própria escola, órgãos e instituições, assumindo uma centralidade da articulação política na comunidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Kayro Rocha Galdino, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima 2026

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104