PRODUÇÃO DO ESPAÇO EM PEQUENAS CIDADES - O CASO DE CATUNDA (CE/BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.768Palavras-chave:
urbanização, cidade local, mobilidadeResumo
A incorporação da noção de produção do espaço na Ciência Geográfica permitiu uma compreensão radical sobre a urbe, ou seja, uma análise que busca a raiz do problema mediante uma investigação de agentes, estratégias e conflitos inerentes ao processo. O objetivo deste artigo é estudar a expansão urbana do município de Catunda (CE), a partir do papel do Estado, e os conflitos causados pela construção da Barragem Carmina. Para tanto, contou com revisão bibliográfica, observações de campo e entrevistas com moradores. Conclui-se que é possível identificar elementos universais na urbanização da cidade pequena porque os diferentes lugares são combinações de determinações externas com elementos específicos de suas formações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.