FECHAM-SE RUAS E ABREM-SE PARAÍSOS: OS LOTEAMENTOS FECHADOS E A REPRODUÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO NA CIDADE DE SOBRAL/CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1060Resumo
Examina-se a reprodução do espaço urbano em Sobral (CE) ante o aparecimento dos loteamentos fechados, inseridos no Bairro Renato Parente. Esse modelo habitacional chega a esse local como nova modalidade de realização do urbano, pois enseja a hierarquização socioespacial e a incorporação de terras rurais para produzir o aumento de rendas, lucros e juros. Tal tipologia residencial configura a demonstração clara de como o estrato médio procura viver em lugares periféricos da cidade, mantendo o distanciamento espacial e social em relação aos demais. Com esse intento, a pesquisa procede a uma abordagem do tipo qualitativa, louvando-se em demandas bibliográficas pertinentes, visitas de campo e entrevistas de caráter semiestruturado com incorporadores, corretores, moradores e funcionários da Prefeitura Municipal de Sobral. Portanto, a chegada dessa tipologia residencial representa a negação da cidade e do lugar, uma vez que aprofunda a segregação socioespacial. Com a expansão imobiliária, em Sobral, produziu um espaço desigual, onde tem curso uma contradição enorme na periferia, a classe média tenciona distanciar-se cada vez mais desse contorno citadino pobre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jailson Lopes Albuquerque, Francisco Clébio Rodrigues Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.