O ENSINO DE GEOLOGIA COMO INSTRUMENTO FORMADOR DA PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.530Palavras-chave:
Percepção, Estudantes, Didática.Resumo
Este artigo apresenta o resultado de observações e análises feitas por dois um docentes de geografia durante sua experiência como professores da disciplina de Geologia Geral, em uma instituição de ensino privada que os alunos cursam técnicos em mineração. A participação ativa dos estudantes durante a visita ao Museu de Geologia e Laboratório de Pedologia e processos Erosivos da Universidade Estadual Vale do Acaraú, na realização deste trabalho e serão aqui registradas suas principais percepções ao participar de aulas acompanhado de profissionais. Portanto, não se trata de um trabalho que busca definir ou estabelecer metodologias educacionais didáticas, mas sim, captar e registrar as impressões dos estudantes á visita técnica aos ambientes supracitados.
Palavras-chave: Percepção, Estudantes, Didática.
ABSTRACT
This article presents the results of observations and analyzes made by two geography teachers during their experience as professors of General Geology in a private educational institution where students attend mining technicians. The active participation of the students during the visit to the Museum of Geology and Laboratory of Pedology and Erosive Processes of the State University of Vale do Acaraú, in the accomplishment of this work and will be registered here their main perceptions when attending classes accompanied by professionals. Therefore, it is not a work that seeks to define or establish didactic educational methodologies, but rather to capture and record the students' impressions of the technical visit to the abovementioned environments.
Keywords: Perception, Students, Didactics.
Resumen
Este artículo presenta el resultado de observaciones y análisis realizados por dos docentes de geografía durante su experiencia como profesores de la disciplina de Geología General, en una institución de enseñanza privada que los alumnos cursan técnicos en minería. La participación activa de los estudiantes durante la visita al Museo de Geología y Laboratorio de Pedología y procesos Erosivos de la Universidad Estatal Vale do Acaraú, en la realización de este trabajo y se registrarán sus principales percepciones al participar de clases acompañado de profesionales. Por lo tanto, no se trata de un trabajo que busca definir o establecer metodologías educativas didácticas, sino captar y registrar las impresiones de los estudiantes a la visita técnica a los ambientes citados.
Palabras claves: Percepción, Estudiantes, Didáctica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.