ZONEAMENTO TURÍSTICO DAS PAISAGENS PARA O MUNICÍPIO DE MINEIROS (GO), BRASIL

Autores

  • Adalto Moreira Braz Grupo de Pesquisas Geografia de Paisagens Tropicais (PAISAGEO)
  • Ivanilton José de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Lucas Costa de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Eduardo Salinas Chávez Universidad de Granada (UGR)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1078

Palavras-chave:

Geossistemas, Paisagem, Geoecologia de Paisagens, Turismo, Cerrado

Resumo

O zoneamento tem sido compreendido como instrumento capaz de compor ações para o ordenamento ambiental ou territorial. No caso do zoneamento da paisagem, que parte da representação dos geossistemas e revela o caráter estrutural e funcional das paisagens, é possível fomentar proposições de zonas adequadas ao desenvolvimento do turismo, conservação da natureza ou aproveitamento dos recursos naturais. Sendo assim, considera-se a paisagem como uma alternativa adequada para refletir sobre a organização do turismo, ultrapassando a noção estritamente estética e o caráter de produto turístico para, finalmente, tornar-se relevante para decisões pautadas no reconhecimento de sua diversidade. É apresentada uma proposta de zoneamento turístico das paisagens do Cerrado, a partir de uma avaliação integrada e do inventário turístico, almejando estabelecer parâmetros para zonas relevantes ou desfavoráveis às atividades turísticas. A proposta teve como principal recurso técnico a geoinformação, sobretudo através dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e da síntese cartográfica. O zoneamento indicou a segmentação do município em duas macrozonas imediatas para o desenvolvimento do turismo, sendo a Macrozona de Atratividade Turística (ZAT) e a Macrozona de Interesse Turístico (ZIT), além das zonas que integram a Macrozona de Proteção Ambiental (ZPA), com relevância para criação de áreas protegidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adalto Moreira Braz, Grupo de Pesquisas Geografia de Paisagens Tropicais (PAISAGEO)

Geógrafo e Mestre em Geografia (UFMS); Doutor em Geografia (UFG); Grupos de Pesquisa - Geografia e Conservação em Paisagens Tropicais (UFPE), Geoecologia das Paisagens do Cerrado (UFG) e Diretrizes de Gestão Ambiental com Uso de Geotecnologias (UFMS).

Ivanilton José de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Associado no curso de Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto do curso de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

Eduardo Salinas Chávez, Universidad de Granada (UGR)

Investigador Senior no Instituto de Desarrollo Regional e Profesor no Departamento de Análisis Geográfico Regional y Geografía Física da Universidad de Granada (Espanha)

Downloads

Publicado

2025-08-07

Como Citar

BRAZ, A. M.; OLIVEIRA, I. J. de; CAVALCANTI, L. C. de S.; CHÁVEZ, E. S. ZONEAMENTO TURÍSTICO DAS PAISAGENS PARA O MUNICÍPIO DE MINEIROS (GO), BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 88–122, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1078. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1078. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)