PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE CAMPO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.970Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Aula de campo, Educação GeográficaResumo
As aulas de campo constituem uma ferramenta didática essencial à Educação Geográfica e com grande potencial de integração interdisciplinar. Proporciona a observação e a análise do lugar vivido, estreitando o abismo entre conceitos científicos e a realidade vivida pelos estudantes. Este trabalho teve como objetivo propor uma metodologia para as práticas de campo em Geografia e no ensino interdisciplinar. Por meio de revisão bibliográfica e experiências bem-sucedidas, destacaram-se critérios essenciais para a realização de uma aula produtiva, visando suprir a carência de materiais que auxiliem os docentes no planejamento de aulas de campo. Com isso, o texto apresenta as etapas para a realização de uma aula de campo e algumas modalidades dessa prática com base na função didática que ela apresenta. Além disso, ressalta a importância dessa metodologia tanto na educação básica como no ensino superior, uma vez que torna os conteúdos geográficos mais atrativos. Faz-se mister destacar que o enfoque interdisciplinar para a realização de aulas de campo minimiza a dicotomia artificial do conhecimento, proporcionando uma visão do todo baseada na realidade prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Márcia Evangelista Sousa, Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Luciana Freitas de Oliveira França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.