PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE CAMPO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Márcia Evangelista Sousa Secretaria de Educação do Município de Petrolina (SEDUCE)
  • Lucas Costa de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Luciana Freitas de Oliveira França Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.970

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Aula de campo, Educação Geográfica

Resumo

As aulas de campo constituem uma ferramenta didática essencial à Educação Geográfica e com grande potencial de integração interdisciplinar. Proporciona a observação e a análise do lugar vivido, estreitando o abismo entre conceitos científicos e a realidade vivida pelos estudantes. Este trabalho teve como objetivo propor uma metodologia para as práticas de campo em Geografia e no ensino interdisciplinar. Por meio de revisão bibliográfica e experiências bem-sucedidas, destacaram-se critérios essenciais para a realização de uma aula produtiva, visando suprir a carência de materiais que auxiliem os docentes no planejamento de aulas de campo. Com isso, o texto apresenta as etapas para a realização de uma aula de campo e algumas modalidades dessa prática com base na função didática que ela apresenta. Além disso, ressalta a importância dessa metodologia tanto na educação básica como no ensino superior, uma vez que torna os conteúdos geográficos mais atrativos. Faz-se mister destacar que o enfoque interdisciplinar para a realização de aulas de campo minimiza a dicotomia artificial do conhecimento, proporcionando uma visão do todo baseada na realidade prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Evangelista Sousa, Secretaria de Educação do Município de Petrolina (SEDUCE)

Licenciada em Geografia; especialista em Ensino de Geografia e mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Professora de Geografia da Educação Básica na Secretaria de Educação do Município de Petrolina (SEDUCE). 

Lucas Costa de Souza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Doutor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Ciências Humanas, Departamento de Ciências Geográficas. 

Luciana Freitas de Oliveira França, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professora Doutora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina. Departamento de Geografia. 

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

SOUSA, M. E.; CAVALCANTI, L. C. de S.; FRANÇA, L. F. de O. PROPOSTA METODOLÓGICA PARA AULAS DE CAMPO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INTERDISCIPLINAR. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 157–177, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v25.970. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/970. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos