VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A ESTIAGEM E SECA NA REGIÃO PLUVIOMÉTRICA DO CARIRI/CURIMATAÚ PARAIBANO
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.950Mots-clés :
Vulnerabilidade, Suscetibilidade, Desastres climáticosRésumé
O artigo objetiva identificar os diferentes graus de vulnerabilidade socioambiental dos municípios identificados como de elevado índice de risco de desastres climáticos na região pluviométrica do Cariri/Curimataú paraibano. Para tanto, baseou-se na proposta metodológica aplicada por Cunico et al. (2021), através da qual, possibilitou a identificação da vulnerabilidade social, da suscetibilidade a estiagem e seca, que sobrepostas, resultaram na vulnerabilidade socioambiental, com classes que variam de muito baixa a muito alta vulnerabilidade. Constatou-se que nos 35 municípios analisados, os quais contabilizam 431 setores censitários, as classes de alta e muito alta vulnerabilidade social foram identificadas em 140 setores censitários, sendo que deste total, 122 estão classificados como rurais. Com relação a suscetibilidade a estiagem e seca, a classe baixa apresentou maior número de setores, totalizando 176. No tocante a vulnerabilidade socioambiental, as classes que indicam elevado grau de vulnerabilidade socioambiental a estiagem e seca (alta e muito alta), somam 52 setores censitários, sendo 39 setores rurais. Mediante o exposto, a pesquisa torna-se importante pela possibilidade de ampliar estudos acerca da temática em áreas de clima semiárido, assim como, auxiliar como suporte para o planejamento, visando mitigar os danos ao qual a população residente encontra-se exposta, em virtude dos desastres climáticos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tatiana dos Santos Silva, Marcelo de Oliveira Moura, Camila Cunico 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.