DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS NA MICRORREGIÃO PLUVIOMÉTRICAMENTE HOMOGÊNEA DO LITORAL PARAIBANO

  • Wanessa Janinne Eloy da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Maressa Oliveira Lopes Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo de Oliveira Moura Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Litoral Paraibano, desastres hidrometeorológicos, situação de emergência.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a distribuição espaço-temporal dos reconhecimentos de Situação de Emergência associados à dinâmica hidrometeorológica na microrregião pluviometricamente homogênea do Litoral paraibano, durante o período de 2003 a 2016. Para isso, foram utilizados dados adquiridos no site do Ministério da Integração Nacional, encontrados na página da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, conforme reconhecimentos disponibilizados através de portarias. Como resultados principais, constatou-se um total de 29 reconhecimentos, em que 51,7% corresponde a enchentes; 20,7% a chuvas intensas; 24,2% correspondente a enxurradas e 3,4% a inundações. Considera-se que os resultados obtidos tiveram um cunho mais descritivo, necessitando assim de estudos mais avançados sobre a temática.

Palavras chave: Litoral Paraibano, desastres hidrometeorológicos, situação de emergência.

 

ABSTRACT

The present work has for objective analyze the space-temporal distribution of the emergency situations recognizements associated to the hydrometeorological dynamic on the pluviometrically homogenius microregion of the coast of Paraíba, during the period of 2003 to 2016. For that, data were used acquired from the Ministério da Integração Nacional’s site, found on the Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil’s page, conform available recognizements through ordinances. As main results, a total of 29 recognizements were found, in which 51,7% corresponds to floods; 20,7% to heavy rain; 24,2% corresponding to flash flood and 3,4% to inundations. It’s considered that the obtained results have a descriptive label, needing then advanced studies about the theme.

Keywords: Coast of Paraiba, hydrometeorlogical disasters, emergency situations.

 

RESUMEN

Este documento tiene como objetivo analizar la distribución espacio-temporal de los reconocimientos de situaciones de emergencia com la dinâmica hidrometeorológica em la microrregión de lluvia homogénea de la costa paraibana, de 2003 a 2016. Para este propósito, se utilizaron los datos adquiridos del sitio web del Ministerio de Salud. Integración nacional, que se encuentra en la página de la Secretaría Nacional de Protección y Defensa Civil, como agradecimientos disponibles a través de ordenanzas. Como resultados principales, hubo un total de 29 reconocimientos, de los cuales el 51.7% correspondió a inundaciones; 20.7% a fuertes lluvias; 24.2% correspondientes a enxurradas y 3.4% a inundaciones. Se considera que los resultados obtenidos tuvieron una naturaleza más descriptiva, por lo que requirieron estúdios más avanzados sobre el tema.

Palabras clave: Costa de Paraiba, desastres hidrometeorológicos, situación de emergencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanessa Janinne Eloy da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Discente do sétimo período do curso de Engenharia Ambiental da UFPB. Integrante do Laboratório de Climatologia Geográfica da UFPB. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação entre o clima e os registros de desastres naturais na região do semiárido nordestino.

Maressa Oliveira Lopes Araújo, Universidade Federal da Paraíba
Graduanda em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Laboratório de Climatologia Geográfica (CLIMAGEO) da UFPB. Bolsista de Iniciação Científica do CNPQ.
Marcelo de Oliveira Moura, Universidade Federal da Paraíba
Doutor (ano 2013) e Mestre (ano 2008) em Geografia pelo Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará. Licenciado (ano 2006) e Bacharel (ano 2006) em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Professor Adjunto III do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba- Campus I, João Pessoa. Professor do Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba. Foi Chefe do Departamento de Geociências da UFPB (Gestão 2013 - 2015). Coordenador do Laboratório de Climatologia Geográfica - CLIMAGEO do Departamento de Geociências/UFPB. Foi Coordenador de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFPB- Edital Capes nº 61/2013. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Clima Urbano e Recursos Naturais. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Geográfica - GEPEG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Climatologia, Climatologia Urbana, Climatologia Regional, Desastres Naturais e Bioclimatologia Humana.
Publicado
2019-09-30
Como Citar
DA SILVA, W. J. E.; ARAÚJO, M. O. L.; MOURA, M. DE O. DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DOS DESASTRES HIDROMETEOROLÓGICOS NA MICRORREGIÃO PLUVIOMÉTRICAMENTE HOMOGÊNEA DO LITORAL PARAIBANO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21, n. 2, p. 467-476, 30 set. 2019.