TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE NO TOCANTINS: UM OLHAR SOBRE A GEOGRAFIA DA OBESIDADE
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.918Mots-clés :
Saúde Pública, obesidade, sobrepeso, dinâmica territorial, TocantinsRésumé
Este artigo tem a intenção de contextualizar o problema sanitário da obesidade no Estado do Tocantins na perspectiva da Geografia da Saúde, abordando-o a partir das Regiões de Saúde instituídas pela Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins. Busca-se problematizar a influência da dinâmica territorial da região centro-norte brasileira sob a ótica da saúde metabólica da população, focando na apresentação e análise de como se dá a distribuição de sobrepeso e de obesidade no âmbito do Tocantins. Esse estudo epidemiológico caracteriza-se como descritivo, analítico, transversal, que utilizou dados secundários, de domínio público do Ministério da Saúde, referentes à Pesquisa do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, por meio da análise dos relatórios públicos sobre o estado nutricional dos brasileiros nos anos de 2019 a 2021, bem como as informações da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL no período de 2010 a 2019.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Welere Gomes Barbosa, Adão Francisco de Oliveira 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.