O CONCEITO DE LUGAR E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA - CEARÁ

Auteurs

  • Jose Werlon Ferreira de Souza Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria de Guadalupe Aderaldo Lessa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Carlos Alexandre Silva de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Otávio José Lemos Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.869

Mots-clés :

Lugar, Ensino de Geografia, Prática Docente

Résumé

O conceito de lugar na geografia, na perspectiva humanista, se caracteriza por estar vinculado aos sentimentos de pertencimento, afetividade e simbolismo que as pessoas criam com seu local de vivência enquanto na abordagem marxista, busca o entendimento dos processos sociais nos quais estão inseridos o sujeito. O conceito de lugar torna-se, portanto, relevante para o ensino de geografia, sendo importante analisar a prática docente no sentido   de estimular uma aprendizagem significativa dessa categoria. O presente texto tem como objetivo entender a relevância do conceito de lugar para o ensino de geografia na percepção dos docentes da Rede Municipal de Fortaleza - Ceará. A partir da análise do real, buscamos esteio na pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas, com o intuito de extrair informações sobre a prática docente no que diz respeito ao ensino do lugar. Diante disso, conclui-se que conceito de lugar na geografia apresenta na concepção dos docentes, uma forma de estabelecer relações afetivas e simbólicas do aluno com o seu lugar, sendo desenvolvida pelos professores a partir de metodologias ativas, que conduzem às práticas pedagógicas para o entendimento do conceito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jose Werlon Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria de Guadalupe Aderaldo Lessa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carlos Alexandre Silva de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Otávio José Lemos Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Téléchargements

Publiée

2023-07-06

Comment citer

SOUZA, J. W. F. de; LESSA, M. de G. A.; LIMA, C. A. S. de; COSTA, O. J. L. O CONCEITO DE LUGAR E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA - CEARÁ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 463–484, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.869. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/869. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos