O CONCEITO DE LUGAR E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA - CEARÁ
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.869Mots-clés :
Lugar, Ensino de Geografia, Prática DocenteRésumé
O conceito de lugar na geografia, na perspectiva humanista, se caracteriza por estar vinculado aos sentimentos de pertencimento, afetividade e simbolismo que as pessoas criam com seu local de vivência enquanto na abordagem marxista, busca o entendimento dos processos sociais nos quais estão inseridos o sujeito. O conceito de lugar torna-se, portanto, relevante para o ensino de geografia, sendo importante analisar a prática docente no sentido de estimular uma aprendizagem significativa dessa categoria. O presente texto tem como objetivo entender a relevância do conceito de lugar para o ensino de geografia na percepção dos docentes da Rede Municipal de Fortaleza - Ceará. A partir da análise do real, buscamos esteio na pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas, com o intuito de extrair informações sobre a prática docente no que diz respeito ao ensino do lugar. Diante disso, conclui-se que conceito de lugar na geografia apresenta na concepção dos docentes, uma forma de estabelecer relações afetivas e simbólicas do aluno com o seu lugar, sendo desenvolvida pelos professores a partir de metodologias ativas, que conduzem às práticas pedagógicas para o entendimento do conceito.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jose Werlon Ferreira de Souza, Maria de Guadalupe Aderaldo Lessa, Carlos Alexandre Silva de Lima, Otávio José Lemos Costa 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.