Inégalités socio-spatiales dans la ville d'Apodi/RN
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.860Mots-clés :
Espaço urbano, Desigualdades socioespaciais, Cidade de Apodi, Crescimento urbanoRésumé
Este trabalho apresenta uma análise sobre a estrutura socioespacial na cidade de Apodi, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte que se localiza na divisa com o estado do Ceará, enfatizando as desigualdades socioespaciais existentes. As desigualdades socioespaciais no espaço urbano de Apodi tornaram-se mais visíveis após as transformações ocorridas a partir da ação de alguns agentes produtores do espaço. Essas transformações possibilitaram que o espaço urbano produzisse e aprofundasse espaços desiguais, onde uns progridem em detrimento de outros. Entre as transformações ocorridas está o recente crescimento urbano e o processo de urbanização. O objetivo geral deste trabalho é analisar as áreas de desigualdades socioespaciais na cidade de Apodi. Para isso, foi elaborado um referencial teórico sobre o processo de formação do espaço urbano e realizado um resgate histórico sobre às características, formação e estrutura urbana de Apodi. Para isso, a fim de identificar as desigualdades socioespaciais na cidade, foi adotado uma metodologia através da coleta dos dados por meio de aplicação de questionário em formato online realizada de acordo com uma amostragem não-probabilística pelo método em bola de neve. Com isso, as desigualdades socioespaciais na cidade de Apodi foram identificadas e espacializadas no espaço urbano, apresentando as características e sentimento de exclusão dos moradores entrevistados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Héllen Jamilly Benevides, Ademir Araújo Costa 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.