A CIDADE COMO MERCADORIA – PRECIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA NAS CIDADES MÉDIAS AS MARGENS DA BR 163 NO ESTADO DE MATO GROSSO: OS CASOS DE GUARANTÃ DO NORTE E NOVA MUTUM

Auteurs

  • Sergio Alberto Pereira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) https://orcid.org/
  • Swelington de Lima Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.800

Mots-clés :

Cidades, Espaço Urbano, Mercado Imobiliário

Résumé

As cidades da Amazônia Mato-grossense fundadas a partir da década de 1970, graças aos esforços governamentais em integrar a região ao restante do país, surgem como um espaço vazio a ser ocupado, representando um eldorado, lugar de oportunidades. Dessa forma, atrai trabalhadores com o sonho de uma vida melhor e, investidores capitalizados, ávidos por acumular mais capital. Guarantã do Norte e Nova Mutum fazem parte dessa conjuntura e, apesar de apresentarem processos e estágios distintos de consolidação do agronegócio, essas duas cidades assumem, cada vez mais, papéis de cidades médias, no contexto do estado de Mato Grosso, com economia muito bem consolidada como é o caso de Nova Mutum ou em fase de estruturação como em Guarantã do Norte. Nas duas cidades é possível identificar um mercado imobiliário cada vez mais forte e concentrado, resultando em uma política de preços elevados e encarecendo o morar urbano para a maioria da população, sobretudo, a de menor poder aquisitivo. Esse artigo objetiva analisar a atuação dos agentes produtores do espaço na valoração do solo urbano e a precificação imobiliária nas duas cidades, sob a ótica da moradia como um direito, destacando o seu valor de uso em detrimento do valor de troca. Investigou-se os valores de lotes, casas e aluguéis, realizando entrevistas com agentes imobiliários e buscas em sites especializados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sergio Alberto Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor de Educação Básica das redes Estadual e Municipal de Guarantã do Norte – MT. Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – POSGEO/Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Swelington de Lima Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor de Educação Básica da Rede Estadual de Mato Grosso. Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – POSGEO/Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Téléchargements

Publiée

2021-10-31

Comment citer

PEREIRA, S. A.; FONSECA, S. de L. A CIDADE COMO MERCADORIA – PRECIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA NAS CIDADES MÉDIAS AS MARGENS DA BR 163 NO ESTADO DE MATO GROSSO: OS CASOS DE GUARANTÃ DO NORTE E NOVA MUTUM . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 23, n. 3, p. 370–391, 2021. DOI: 10.35701/rcgs.v23.800. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/800. Acesso em: 2 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos