RELATO DE ATIVIDADE DE CAMPO NA GEOGRAFIA FÍSICA: PRAIA DE CACIMBINHAS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.592Mots-clés :
Campo, Amostras, ColetaRésumé
Esta pesquisa teve como objetivo discutir a importância do campo para o ensino da geografia. Os conteúdos vistos em sala de aula são aplicados em práticas, servindo de suporte e constatação. O instrumento motivador da aprendizagem é a atividade que se vivencia. A pesquisa e a coleta de sedimentos foram alguns dos meios práticos que nortearam esta pesquisa. Para melhor nos orientarmos durante a produção deste trabalho, foram consultados autores como Ferreira (2012), Guerra e Cunha (2000) Venturi (2005), que abordam teorias e procedimentos metodológicos que auxiliam e orientam o pesquisador na realização dos trabalhos de campo. Nos resultados, foram observadas as influências da prática de campo, bem como a integração dos conteúdos vistos em sala de aula com a atividade prática realizada nos campos, destacando a importância desse tipo de atividade.
Palavras chaves: Campo. Amostras. Coleta.
ABSTRACT
This research had as objective to discuss the importance of the field for the teaching of geography. The contents seen in the classroom are applied in practices, serving as support and verification. The motivating instrument of learning is the activity that is experienced. The research and the collection of sediments were some of the practical means that guided this research. To better guide us during the production of this work, we consulted authors such as Ferreira (2012), Guerra e Cunha (2000) Venturi (2005), who discuss theories and methodological procedures that help and guide the researcher in the field work. In the results, the influences of the field practice were observed, as well as the integration of the contents seen in the classroom with the practical activity performed in the fields, highlighting the importance of this type of activity.
Keywords: Field. Samples. Collect.
RESUMEN
Esta investigación tuvo como objetivo discutir la importancia del campo para la enseñanza de la geografía. Los contenidos vistos en el aula se aplican en prácticas, sirviendo de apoyo y observación. El instrumento motivador del aprendizaje es la actividad que uno experimenta. La investigación y la recolección de sedimentos fueron algunos de los medios prácticos que guiaron esta investigación. Para orientarnos mejor durante la producción de este trabajo, autores como Ferreira (2012), Guerra e Cunha (2000) Venturi (2005), que discuten teorías y procedimientos metodológicos que ayudan y guían al investigador en la realización del trabajo de campo. En los resultados, se observaron las influencias de la práctica de campo, así como la integración de los contenidos vistos en el aula con la actividad práctica realizada en los campos, destacando la importancia de este tipo de actividad.
Palabras clave: campo. Muestras Colección
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.