AS FERROVIAS NO CEARÁ: UMA ANÁLISE DA CONFORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REDE URBANA (1873-1926)

Auteurs

  • Elizangela Justino de Oliveira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Angela Maria Falcão da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1047

Mots-clés :

Rede urbana, Ferrovia, Geografia Histórica, Ceará (Brasil)

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar a rede urbana da Província/Estado do Ceará a partir da configuração da rede ferroviária cearense, formada pela Estrada de Ferro de Baturité (EFB) e pela Estrada de Ferro de Sobral (EFS). Para analisarmos a centralidade e a hierarquia das cidades ferroviárias na rede urbana, elegemos seis condições singulares: 1 – população das cidades ferroviárias, 2 – a condição de ponta de trilhos; 3 – as receitas arrecadadas pelas estações, 4 – a divisão administrativa da rede de cidades que integram as ferrovias no Ceará, e, por fim, 5 – a imponência arquitetônica do edifício da estação ferroviária. O recorte temporal estabelecido (1873-1926) compreende o ano de inauguração do primeiro trecho ferroviário na província do Ceará, em 1873, até o ano de 1926, quando a EFB alcança o Crato, cidade situada no Cariri cearense. A pesquisa possui abordagem na Geografia Histórica Urbana (Abreu, 2000, 2006; Maia, 2014, 2019; Vasconcelos, 2009). A metodologia consiste na análise de variadas fontes documentais encontradas em diferentes instituições de memória disponíveis em meios eletrônicos e acervos físicos. Os resultados apontam que a implantação da ferrovia possibilitou a consolidação de algumas cidades ferroviárias enquanto importantes centros regionais, a exemplo das cidades de Sobral, Baturité e o Crato.  

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Bibliographies de l'auteur

Elizangela Justino de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutoranda Júnior (CNPq) no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (PPGG/UFPB). Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Pesquisadora do Grupo de Estudos Urbanos (GEUrb/UFPB) e da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias ReCiMe.

Angela Maria Falcão da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Geografia, pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO-UECE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Temporária dos Cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publiée

2025-02-14

Comment citer

OLIVEIRA, E. J. de; SILVA, A. M. F. da. AS FERROVIAS NO CEARÁ: UMA ANÁLISE DA CONFORMAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA REDE URBANA (1873-1926). Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 1, p. 101–135, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1047. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1047. Acesso em: 22 févr. 2025.

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