A CENTRALIDADE DE MOSSORÓ (RN) NA REDE URBANA-REGIONAL (1858-1915)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.769Palavras-chave:
Centralidade, Rede urbana, Geografia Histórica Urbana, Mossoró-RN (Brasil)Resumo
A partir da segunda metade do século XIX, Mossoró torna-se um importante nó da rede urbana potiguar devido a sua função de empório e entreposto comercial entre o litoral e a sertão, cujo raio de influência extrapolava os limites territoriais da província do Rio Grande do Norte, alcançando o Ceará e a Paraíba. A partir da análise da Geografia Histórica Urbana de Mossoró, é possível identificar as diferentes funções e as causas de sua influência sobre o território em diferentes temporalidades. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar a centralidade de Mossoró na rede urbana regional em fins do século XIX e início do século XX, identificando, para tanto, a atração e dispersão dos diferentes fluxos a partir da cidade, que lhe atribui centralidade em temporalidades distintas. A pesquisa possui abordagem na Geografia Histórica Urbana, conforme a demarcação temporal e a condução da análise com ênfase em várias fontes documentais primárias. Conclui-se que desde meados do século XIX, Mossoró constitui-se um importante nó da rede urbana-regional, passando por diversos processos de reestruturação de suas funções urbanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elizangela Justino de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.