TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE NO TOCANTINS: UM OLHAR SOBRE A GEOGRAFIA DA OBESIDADE

Autores

  • Welere Gomes Barbosa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Adão Francisco de Oliveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.918

Palavras-chave:

Saúde Pública, obesidade, sobrepeso, dinâmica territorial, Tocantins

Resumo

Este artigo tem a intenção de contextualizar o problema sanitário da obesidade no Estado do Tocantins na perspectiva da Geografia da Saúde, abordando-o a partir das Regiões de Saúde instituídas pela Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins. Busca-se problematizar a influência da dinâmica territorial da região centro-norte brasileira sob a ótica da saúde metabólica da população, focando na apresentação e análise de como se dá a distribuição de sobrepeso e de obesidade no âmbito do Tocantins. Esse estudo epidemiológico caracteriza-se como descritivo, analítico, transversal, que utilizou dados secundários, de domínio público do Ministério da Saúde, referentes à Pesquisa do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, por meio da análise dos relatórios públicos sobre o estado nutricional dos brasileiros nos anos de 2019 a 2021, bem como as informações da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – VIGITEL no período de 2010 a 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Welere Gomes Barbosa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutoranda em Geografia pelo PPGG-UFT - Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Educação Física pela UnB. Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança – CAES/PMESP. Mestre em Educação Física pela UnB. Graduada em Educação Física pela UnB.

Adão Francisco de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor e Pós-Doutor em Geografia pelo IESA-UFG. Mestre em Sociologia pelo DCS-UFG. Graduado em História pela FCHF-UFG. Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Geografia da UFT – campus de Porto Nacional.

Downloads

Publicado

2023-07-26

Como Citar

BARBOSA, W. G.; OLIVEIRA, A. F. de. TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE NO TOCANTINS: UM OLHAR SOBRE A GEOGRAFIA DA OBESIDADE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 1, p. 67–88, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.918. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/918. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos