O CONCEITO DE LUGAR E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA - CEARÁ

Autores

  • Jose Werlon Ferreira de Souza Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Maria de Guadalupe Aderaldo Lessa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Carlos Alexandre Silva de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Otávio José Lemos Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.869

Palavras-chave:

Lugar, Ensino de Geografia, Prática Docente

Resumo

O conceito de lugar na geografia, na perspectiva humanista, se caracteriza por estar vinculado aos sentimentos de pertencimento, afetividade e simbolismo que as pessoas criam com seu local de vivência enquanto na abordagem marxista, busca o entendimento dos processos sociais nos quais estão inseridos o sujeito. O conceito de lugar torna-se, portanto, relevante para o ensino de geografia, sendo importante analisar a prática docente no sentido   de estimular uma aprendizagem significativa dessa categoria. O presente texto tem como objetivo entender a relevância do conceito de lugar para o ensino de geografia na percepção dos docentes da Rede Municipal de Fortaleza - Ceará. A partir da análise do real, buscamos esteio na pesquisa qualitativa, através da realização de entrevistas, com o intuito de extrair informações sobre a prática docente no que diz respeito ao ensino do lugar. Diante disso, conclui-se que conceito de lugar na geografia apresenta na concepção dos docentes, uma forma de estabelecer relações afetivas e simbólicas do aluno com o seu lugar, sendo desenvolvida pelos professores a partir de metodologias ativas, que conduzem às práticas pedagógicas para o entendimento do conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Werlon Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria de Guadalupe Aderaldo Lessa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Carlos Alexandre Silva de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Otávio José Lemos Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

SOUZA, J. W. F. de; LESSA, M. de G. A.; LIMA, C. A. S. de; COSTA, O. J. L. O CONCEITO DE LUGAR E A SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA - CEARÁ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 463–484, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.869. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/869. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos