AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NA CIDADE DE APODI-RN

Autores

  • Héllen Jamilly Benevides Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ademir Araújo Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.860

Palavras-chave:

Espaço urbano, Desigualdades socioespaciais, Cidade de Apodi, Crescimento urbano

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a estrutura socioespacial na cidade de Apodi, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte que se localiza na divisa com o estado do Ceará, enfatizando as desigualdades socioespaciais existentes. As desigualdades socioespaciais no espaço urbano de Apodi tornaram-se mais visíveis após as transformações ocorridas a partir da ação de alguns agentes produtores do espaço. Essas transformações possibilitaram que o espaço urbano produzisse e aprofundasse espaços desiguais, onde uns progridem em detrimento de outros. Entre as transformações ocorridas está o recente crescimento urbano e o processo de urbanização. O objetivo geral deste trabalho é analisar as áreas de desigualdades socioespaciais na cidade de Apodi. Para isso, foi elaborado um referencial teórico sobre o processo de formação do espaço urbano e realizado um resgate histórico sobre às características, formação e estrutura urbana de Apodi. Para isso, a fim de identificar as desigualdades socioespaciais na cidade, foi adotado uma metodologia através da coleta dos dados por meio de aplicação de questionário em formato online realizada de acordo com uma amostragem não-probabilística pelo método em bola de neve. Com isso, as desigualdades socioespaciais na cidade de Apodi foram identificadas e espacializadas no espaço urbano, apresentando as características e sentimento de exclusão dos moradores entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Héllen Jamilly Benevides, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ademir Araújo Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2023-07-05

Como Citar

BENEVIDES, H. J.; COSTA, A. A. AS DESIGUALDADES SOCIOESPACIAIS NA CIDADE DE APODI-RN. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 408–437, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.860. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/860. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)