ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO AÇUDE ACARAÚ MIRIM – MASSAPÊ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE USOS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Luiz Carlos Marques Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Simone Ferreira Diniz Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Patrícia Vasconcelos Frota Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.851

Palavras-chave:

Água, Açude Acaraú Mirim, Impactos Ambientais

Resumo

Devido às atividades humanas, a água vem sofrendo um acelerado processo de mudança das suas características físicas, químicas e bacteriológicas. Nesse sentido, o Açude Acaraú Mirim, principal reservatório de abastecimento de águas superficiais do Município de Massapê-CE, vem sofrendo as consequências de práticas de usos indevidos, necessitando de um estudo avaliativo. A área em estudo foi analisada a partir da bacia hidráulica do açude Acaraú Mirim, que corresponde a 497,27 km², e suas comunidades do entorno, de forma integrada e sistêmica, considerando aspectos socioambientais, socioeconômicos, históricos e culturais, entre outras variáveis. Entre os principais impactos observados, citam-se: desmatamento, presença de balneários sem estruturas sanitárias, supressão da mata ciliar para construção de casas de veraneio, presença de currais e animais criados soltos às margens do manancial, lavagem de roupas, lançamento de esgotos domésticos e resíduos sólidos. Entre os impactos positivos, encontra-se uma grande área em recuperação, antes utilizada para agricultura de subsistência com práticas agricultáveis não preservacionistas. O estudo, seguindo os princípios da TGS, permitiu a identificação de impactos causados pelas diferentes atividades e suas consequências, que servirão de subsídios para estudos futuros e usos adequados, visando evitar processos de degradação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Marques Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vele do Acaraú (UVA)

Simone Ferreira Diniz, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professora Dra. do Programa de Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Patrícia Vasconcelos Frota, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutora em Ciências Florestais pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2023-05-10

Como Citar

COSTA, L. C. M.; DINIZ, S. F.; FROTA, P. V. ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO AÇUDE ACARAÚ MIRIM – MASSAPÊ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE USOS SUSTENTÁVEIS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 260–275, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.851. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/851. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos