ESTUDO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO AÇUDE ACARAÚ MIRIM – MASSAPÊ – CEARÁ: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DE USOS SUSTENTÁVEIS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.851Mots-clés :
Água, Açude Acaraú Mirim, Impactos AmbientaisRésumé
Devido às atividades humanas, a água vem sofrendo um acelerado processo de mudança das suas características físicas, químicas e bacteriológicas. Nesse sentido, o Açude Acaraú Mirim, principal reservatório de abastecimento de águas superficiais do Município de Massapê-CE, vem sofrendo as consequências de práticas de usos indevidos, necessitando de um estudo avaliativo. A área em estudo foi analisada a partir da bacia hidráulica do açude Acaraú Mirim, que corresponde a 497,27 km², e suas comunidades do entorno, de forma integrada e sistêmica, considerando aspectos socioambientais, socioeconômicos, históricos e culturais, entre outras variáveis. Entre os principais impactos observados, citam-se: desmatamento, presença de balneários sem estruturas sanitárias, supressão da mata ciliar para construção de casas de veraneio, presença de currais e animais criados soltos às margens do manancial, lavagem de roupas, lançamento de esgotos domésticos e resíduos sólidos. Entre os impactos positivos, encontra-se uma grande área em recuperação, antes utilizada para agricultura de subsistência com práticas agricultáveis não preservacionistas. O estudo, seguindo os princípios da TGS, permitiu a identificação de impactos causados pelas diferentes atividades e suas consequências, que servirão de subsídios para estudos futuros e usos adequados, visando evitar processos de degradação ambiental.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luiz Carlos Marques Costa, Simone Ferreira Diniz, Patrícia Vasconcelos Frota 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.