PRODUÇÃO DO ESPAÇO EM PEQUENAS CIDADES - O CASO DE CATUNDA (CE/BRASIL)

Palavras-chave: urbanização, cidade local, mobilidade

Resumo

A incorporação da noção de produção do espaço na Ciência Geográfica permitiu uma compreensão radical sobre a urbe, ou seja, uma análise que busca a raiz do problema mediante uma investigação de agentes, estratégias e conflitos inerentes ao processo. O objetivo deste artigo é estudar a expansão urbana do município de Catunda (CE), a partir do papel do Estado, e os conflitos causados pela construção da Barragem Carmina. Para tanto, contou com revisão bibliográfica, observações de campo e entrevistas com moradores. Conclui-se que é possível identificar elementos universais na urbanização da cidade pequena porque os diferentes lugares são combinações de determinações externas com elementos específicos de suas formações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antônio Alves Lino, Prefeitura Municipal de Catunda

Pós-graduação Stricto-Senso: Mestre, pelo curso de Mestrado Acadêmico em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, 2018 a 2019. Pós-Graduação Lato-Senso: Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA, 2012. Possui graduação com licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, 2009.

Francisco Clébio Rodrigues Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará(2003), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará(2004), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará(2006) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(2013). Atualmente é Membro de corpo editorial da Revista Tamoios (Online), Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Membro de corpo editorial da Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas:Centralidades, URBANIZAÇÃO, PERIFERIA.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
LINO, J. A. A.; LOPES, F. C. R. PRODUÇÃO DO ESPAÇO EM PEQUENAS CIDADES - O CASO DE CATUNDA (CE/BRASIL) . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 3, p. 190-202, 30 dez. 2020.
Seção
Artigos